Lançamento :

- Publicação As letras falam: metodologia para alfabetização” (contendo o Manual de Aplicação e o Caderno de Atividades)

 





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Alfabetizar implica educar a mente e os sentimentos.
A criança precisa apropriar-se não só das letras, mas também de todas as sensações que elas podem expressar.”

 

“As letras falam: metodologia para alfabetização” é uma proposta de ensino desenvolvida graças ao desafio de alfabetizar crianças com problemas de aprendizagem, já marcadas pelo insucesso escolar e por anos seguidos de tentativas frustradas. Esta metodologia está construída de forma progressiva, estruturada e sequencial, seguindo uma orientação fônica, e que tem por objetivo desenvolver competências fundamentais envolvidas no processo de alfabetização, dentre elas as chamadas habilidades metafonológicas e as correspondências entre fonemas e grafemas.  
A metodologia aqui apresentada propõe atividades planejadas para promover, de forma sistemática e eficaz, o aprendizado das regras de uso e funcionamento do código alfabético, podendo ser aplicada no ensino regular com crianças que iniciarão o processo de alfabetização, em sala de recursos e no atendimento clínico (fonoaudiológico, psicopedagógico, psicológico) de crianças com problemas de aprendizagem.
O emprego desta metodologia pode e deve ser feito juntamente com as chamadas práticas de letramento uma vez que tem como meta fundamental desenvolver, nos aprendizes, possibilidades de leitura e de escrita com autonomia e eficácia. Alfabetização e consolidação de competências em leitura e escrita estão na base dos verdadeiros progressos no processo de letramento e na garantia de condições favoráveis para o sucesso acadêmico de modo geral.


Preço regular: R$155,00

 


AS LETRAS FALAM: Metodologia para alfabetização

Manual de aplicação

2ª edição - colorida

Acesse gratuitamente

O “Manual de aplicação” foi elaborado para servir como guia para o aplicador da metodologia: professor, psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo e outros profissionais envolvidos com a aprendizagem.

Dividido em dois capítulos, no primeiro deles, denominado “Alfabetização e letramento”, o Manual apresenta as bases teóricas sobre as quais se assenta a proposta metodológica.

O segundo capítulo do Manual descreve, de forma pormenoriza e ilustrada, cada uma das etapas do programa, passo a passo. Você encontrará a descrição de cada tipo de atividade, os objetivos que cada uma delas visa alcançar, as estratégias utilizadas, dicas de como aplicar, assim como o que deve ser esperado ou avaliado no final da aplicação de cada bloco de atividades.

 

           Clique aqui e baixe, GRATUITAMENTE, o Manual de Aplicação (Versão em PDF).

 




Sobre o autor

Jaime Zorzi

É Fonoaudiólogo, Especialista em Linguagem Oral e Escrita, Mestre em Distúrbios da Comunicação e Doutor em Educação, na área de Metodologia do Ensino. Tem larga experiência no diagnóstico e tratamento de crianças e jovens com problemas de aprendizagem da leitura e da escrita, na atuação em equipes interdisciplinares e na orientação e formação de professores do ensino fundamental e infantil. Diretor e professor do CEFAC – Saúde e Educação coordena e organiza cursos de educação continuada para educadores, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e demais profissionais que atuam no campo do aprendizado e do desenvolvimento. Autor de várias obras voltadas para a linguagem oral, escrita, distúrbios de aprendizagem e outros temas ligados à neuroaprendizagem.