Lançamento :

- Como escrevem nossas crianças?

 





 

 

 

 

 

 

 

 

Estudo do desempenho ortográfico de alunos das séries iniciais de ensino fundamental de escolas públicas

 

Se perguntarmos a respeito de como nossas crianças estão aprendendo a escrever, ou seja, com que competência estão dominando a escrita, o que nos responderão? Que elas estão caminhando bem ou que estão tendo dificuldades neste sentido? Infelizmente não teremos respostas.

A aprendizagem da ortografia depende das descobertas que cada criança faz por conta própria ou depende de propostas eficazes de ensino? Na realidade, os erros e acertos que nossos aprendizes fazem quando escrevem refletem os erros e acertos que fazemos quando os ensinamos.

Quais são os erros que as crianças mais cometem em cada um dos anos escolares? Quais os mais frequentes e quais os menos sistemáticos. Qual a razão de tais erros? Como podemos esperar a evolução da ortografia a cada ano escolar? Existem diferenças entre meninos e meninas? O desempenho depende do ensino?

Este livro busca respostas para todas essas questões e reflete a convicção cada vez maior de que questões metodológicas e de ensino são determinantes na trajetória da aprendizagem da escrita, o que inclui questões ortográficas. Posturas que negligenciam o ensino da ortografia têm-se revelado pouco produtivas e até mesmo desastrosas.

Queremos, com esta publicação, provocar reflexões e mudanças no ensino da escrita nas escolas brasileiras.

Conteúdo:

  • Os problemas no ensino da ortografia no Brasil
  • Pesquisas voltadas para o estudo da ortografia
  • Compreender mais para ensinar melhor
  • Trajetória dos erros nos quatro primeiros anos do ensino fundamental
  • Classificação dos erros de acordo com os processos predominantemente envolvidos: fonológicos, ortográficos e visuais
  • Comparação entre meninos e meninas
  • Comparação de desempenho entre diferentes municípios
  • Roteiro para observação e análise do desempenho ortográfico

Prof. Dr. Jaime Zorzi